Subscribe Now
Trending News

Zortéa

Apresentação

O município possui um grande potencial turístico devido as belezas naturais de quedas d’água nos rios Agudo e Taimbé. A maior delas, com 70 metros de altura. Também, do lago da barragem Hidrelétrica de Machadinho, no qual uma balsa faz a travessia da represa seguindo em direção a cidade de Machadinho RS, no trajeto pode-se vislumbrar belas paisagens. Além disso, o pôr do sol da cidade e área rural com uma paleta de cores digna de obras de arte.

Zortéa foi criado na data de 29 de dezembro de 1995, possui uma população de 3.264 habitantes, o IDH Municipal é de 0,761, está localizado na Microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina, fazendo divisa ao norte e a leste com o Município de Campos Novos, ao sul com o Município de Machadinho e Barracão no RS, e a oeste com o Município de Capinzal.

Zortéa possui clima tropical, tendo temperatura média anual em torno de 16º C. A vegetação é composta basicamente pela floresta ombrófila mista e campos. A produção agropecuária é a maior fonte econômica do Município. As principais culturas são: soja, milho e trigo. A avicultura, gado leiteiro, matrizes de suínos e gado de corte fazem parte da economia base do Município.

Na cidade são realizados grandes eventos como a festa do município em dezembro, festa em honra a padroeira Santa Catarina em novembro, noite italiana, jantares de entidades do município, encontros de grupos de tradições gaúchas, bailes de associações, entre outros, fazendo com que o município receba um grande número de visitantes.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 189.717 km (IBGE/2016)
População: 3.398 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°27’0
Longitude: 51°33’1
Altitude: 834 m
Cidades próximas: Capinzal, Campos Novos.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Zortéa

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Zortéa.

Saiba Mais

Localização

O acesso principal é pela rodovia BR-470 até o encontro com a rodovia SC-458, em direção ao oeste.

Também pela BR-282, entrando na SC-150 sentido Capinzal e em seguida a SC-390 sentido BR-470.

Atualmente não tem linha direta ao município, sendo os municípios mais próximos: Capinzal – 13 km e Campos Novos 50,6 km.

O aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 170 km do Município de Zortéa.